domingo, 30 de março de 2008

ILHA GRANDE



Chamar a Ilha Grande de paradisíaca não é exagero. Lá a natureza é exuberante, o clima excelente o ano inteiro, não há carros, caixas eletrônicos ou turismo de massa - só se chega até ela de barco. As flores e os pássaros estão em todo lugar e a água do mar, de cor verde esmeralda, é um convite ao mergulho. A ilha se tornou conhecida pela Penitenciária Cândido Mendes, onde foram confinados, entre tantos outros presos políticos, o escritor Graciliano Ramos, durante a ditadura Vargas (o livro Memórias do Cárcere foi escrito lá), e Fernando Gabeira, na década de 70. As ruínas do prédio, demolido em 1994, são agora atração turística, mas a maioria dos visitantes prefere mesmo curtir as praias, as matas, as montanhas. E, principalmente, a preguiça, numa das pousadas simples ou luxuosas, mas sempre aconchegantes e confortáveis.



7 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Marlova Aseff disse...

oI,Clóvis: você esteve quando na Ilha Grande? Parece linda mesmo! Beijos!

Anônimo disse...

Caro Clovis, fiquei impressionado com a quantidade de praias: 86. Só pra comparar, Floripa tem (ao menos oficialmente) 42 praias, embora os nativos assegurem que são muito mais.
Não tinha nenhuma referência visual sobre a Ilha Grande, somente as histórias da prisão - principalmente na ditadura militar, cujo golpe ocorreu num 31 de março, como hoje, há 44 anos.
Tinha outra idéia sobre ela. Tuas fotos e o relato ajudaram a resgatar esse belo pedaço do Brasil. Parabéns.
Abração

Clovis Heberle disse...

Marlova,
estive lá há seis anos. É linda, e impressiona por estar tão preservada.
Beijos

Emanuel,
é paradoxal: a ilha se manteve intocada ao longo dos séculos graças à sua utilização como depósito de negros tuberculosos e com outras doenças contagiosas (até o século 18), como lazareto(espécie de hotel para a quarentena de viajantes com suspeita de doenças ao desembarcarem no país (no século 19) e como presídio político e, na década de 70, também de presos comuns, no século 20. Foi dessa mistura de presos comuns com políticos que nasceu o PCC.
Só depois da desativação do presídio a Ilha Grande foi aberta, mas com grandes cuidados para evitar a sua degradação.
Que legal que você gostou!

Abraços

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Celulite, I hope you enjoy. The address is http://eliminando-a-celulite.blogspot.com. A hug.