domingo, 2 de março de 2008

ESQUIAR NO CANADÁ




O astral de um estação de esqui no inverno é parecido com o de uma praia badalada no verão. Os freqüentadores vão até elas para descansar, respirar ar puro, tomar sol, encontrar amigos e... esquiar, claro. As roupas e os prédios têm cores exageradamente fortes, há bares, restaurantes e cafés por todo lado, boates animam as madrugadas. Apesar dos termômetros raramente atingirem temperaturas positivas, ninguém sente frio. Os casacos, o esforço físico dispendido nos esportes e a animação compensam, com sobra, os graus Celsius (ou Farenheit) que faltam no ambiente.
A neve é macia como a areia. Dá para cair, rolar, deitar sobre ela. Quem não gosta ou não sabe esquiar, pode pegar uma cadeirinha num teleférico para simplesmente olhar a paisagem lá de cima, beber alguma coisa no café e depois descer. Há passeios a pé (com sapatos especiais), de snowmobile, de trenó. Uma pausa no interminável inverno canadense.





Aprender a esquiar é como dar os primeiros passos sem o apoio das mãos e braços. Depois de passar meses engatinhando, temos que trocar a segurança de estar junto ao chão pelo difícil equilíbrio apenas nos pés e pernas, e ainda por cima colocar um pé lá na frente, levantar o de trás e se deslocar alguns centímetros sem cair. Uma barra.
Nos esquís, o desafio é semelhante. Com os pés presos às pranchas de madeira, temos que avançar sobre a neve escorregadia deslizando, sem levantá-los do chão. Se inclinamos o corpo para trás, caímos de costas, se inclinamos para a frente, caímos de barriga. Começa um longo aprendizado na busca do ponto de equilíbrio - como aconteceu quando começamos a andar.
Numa pista com pequena inclinação, o instrutor dá as dicas de como avançar, diminuir a velocidade, virar a esquerda, à direita. É so inclinar o corpo, juntar mais os bicos dos esquis para freiar, deixá-los em paralelo para ganhar velocidade. Algumas quedas (e às vezes torções nos tornozelos) depois, a vibração: é possível - e delicioso - deslizar sobre a neve. 


MONT TREMBLANT



Que tal um banho nesta piscina térmica ao ar livre com água a 28 graus, cercada de neve por todos os lados?













Mesmo para quem não saber esquiar, vale a pena subir a montanha de teleférico e curtir a paisagem bebendo um chocolate quente na cafeteria 


WHISTLER



Os indígenas que habitavam as montanhas chamavam de "whistler" a montanha que domina a região por causa do assobio do vento ao soprar nas suas encostas. A estação de esqui ficou com este nome.



BANFF



Esta estação de esqui está localizada dentro do Parque Nacional de Banff. Lá o número de moradores é controlado e não se permite o vôo de helicópteros para não perturbar os animais selvagens






No topo da Look Out Mountain, acima das nuvens. 
Ao fundo, os picos das montanhas rochosas canadenses


Sunny Valley, estação de esqui localizada perto de Banff, na província de Alberta.
 Devido à altitude, aqui nunca falta neve de boa qualidade para esquiar.



                ONDE ESQUIAR

* Mont Tremblant. Freqüentada por quem mora em Montreal e outras cidades do estado de Quebec, no Leste do país.

* Banff e Sunny Valley, no parque nacional de Banff. Por estarem dentro de uma área de preservação (há rebanhos de alces, cabritos monteses e outras espécies de animais em estado selvagem) não são permitidos helicópteros, snowmobiles ou outros veículos barulhentos e poluidores. Empreendimentos imobiliários e construções são limitados. A grande cidade mais próxima é Calgary, localizada no lado ocidental das Montanhas Rochosas canadenses.



* Whistler fica do outro lado das rochosas. É a maior e a mais badalada estação de esqui do país. Chega-se lá a partir de Vancouver, na costa do Pacífico.


Os locais estão assinalados no mapa com alfinetes amarelos




De mar a mar







No verão de 1998 troquei o calor de Porto Alegre pelo frio de no máximo zero grau. Em 10 dias no Canadá senti a sensação de estar num freezer. As calçadas cobertas por uma camada de gelo escorregadio, o cenário dominado pelo branco da neve, a vida nas cidades transferida por meses a fio para o interior dos prédios ou os subterrâneos e os shoppings. A convite do governo canadense, conheci, junto com jornalistas e operadores de turismo brasileiros, as maiores estações de esqui do país e as cidades de Montreal, Toronto (no Leste), Calgary e Vancouver (no Oeste). De mar a mar, como diz o lema do Canadá.



Nenhum comentário: