terça-feira, 22 de abril de 2008

UM VÍCIO PERMITIDO

A adição à sacarose refinada obtida pelo processamento químico do suco da cana (o açúcar) começa quando a criança troca o seio da mãe pela mamadeira. O leite de vaca adoçado, misturado com achocolatado ou café, substitui o materno. Depois vêm os doces, os sorvetes. Nas festas infantis não faltam negrinhos, branquinhos, tortas e, claro, refrigerantes.
O que são os refrigerantes? Água gaseificada + xarope açucarado, aromatizado artificialmente. Não contém vitaminas, proteínas nem sais minerais. Crianças, adultos e idosos bebem refri para matar a sede, e também junto com as refeições e lanches. Não bebem café, chá ou sucos sem adicionar açúcar. Comem doces e chocolates o dia todo. O açúcar vicia, tanto quanto a cocaína, a nicotina, a cafeína, o álcool. Um vício permitido!
Famosos confessam candidamente, em entrevistas, serem “chocólatras”, como se isso fosse chique! A cada Páscoa, pessoas humildes gastam boa parte de seus salários em ovos de chocolate, empurrados por reportagens em jornais, rádio e TV e pela publicidade. Indústrias de bebidas e de alimentos investem fortunas em anúncios de refrigerantes, doces e sovetes, tendo como alvos principais as crianças e os adolescentes. É um crime contra a saúde pública.

Assim como a propaganda de cigarros e bebidas alcoólicas, a desses produtos teria que ser restrita. As garrafas de refrigerantes deveriam ter uma advertência bem visível:
“Esta bebida faz mal à saúde. Causa obesidade, desnutrição, cáries e dermatites, enfraquece os ossos, afeta o sistema digestivo e intestinal, altera o humor. ”

NATUREBA? NÃO !

Não é preciso ser natureba para preservar a saúde dos efeitos nocivos da sacarose. O importante é se livrar do vício e não passar dos limites. O mel é doce e muitas as frutas também. Fornecem toda a glicose de que o organismo necessita, sem agredí-lo.
Para adoçar o café, o chá ou os sucos existe a Stevia, adoçante natural extraído de uma planta originária do Paraguai. O açucar mascavo é outra opção. Os supermercados têm bolos e pães saborosos, feitos com ingredientes integrais, naturais e fibras. Em vez de refrigerantes, água mineral, água de coco e sucos de frutas.
Se depois do janta dá vontade de comer uma sobremesa, que tal um figo cristalizado?
Em pouco tempo, o organismo se tornará um grande aliado. Passará a rejeitar qualquer exagero.

Nenhum comentário: