segunda-feira, 23 de junho de 2008

APARECIDA, A MECA BRASILEIRA

Toda a população da cidade de Aparecida, em São Paulo, cabe dentro do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, uma construção em forma de cruz grega com capacidade para 45 mil pessoas.
Nas missas dos sábados e domingos, nos dias santos e de festas religiosas - em especial o dia 12 de Outubro, dedicado a Nossa Senhora - a Basílica sempre lota. Ao contrário do que acontece em estádios de futebol, é uma multidão silenciosa que entra em ordem e vai ocupando os bancos e depois os corredores deste templo de dimensões impressionantes para assistir as missas que se sucedem durante todo o dia. É o maior templo mariano do mundo. Supera o de Guadalupe, no México, o de Lourdes, na França, ou de Fátima, em Portugal.
Aparecida vive em função da Basílica. Praticamente toda a população trabalha em hotéis, bares, restaurantes e lojas dedicadas aos turistas. Mas nada lá é sofisticado. Das dezenas de hotéis da cidade, só três constam do Guia Quatro Rodas, e levam a classificação de simples. A explicação está no perfil dos romeiros. Em geral são pessoas que chegam em excursões, descansam uma noite e voltam para as suas cidades.
Muitas vezes viajam a noite toda, chegam nas primeiras horas da manhã, assistem a uma missa e voltam sem se hospedar em hotéis. O importante é fazer a romaria, pedir proteção e agradecer à santa por graças recebidas. Para eles existe o Centro de Apoio ao Romeiro, com sanitários, fraldários, bares, restaurantes e um ambulatório médico.
A cada ano o número de romeiros aumenta. Em parte isto se deve a um eficiente trabalho de comunicação desenvolvido pelos padres Redentoristas, responsáveis pela administração do Santuário, através de uma rádio (AM, FM e de Ondas Curtas), uma emissora de televisão com programação própria, a TV Aparecida, uma revista mensal e um site, www.A12.com
onde, além de informações sobre as atividades do santuário, há serviços de atendimento religioso virtual.
A cada ano, são sete milhões de romeiros. O Santuário de Nossa Senhora Aparecida é a Meca dos católicos brasileiros.



Uma passarela de 389 metros liga a parte alta da cidade à Basílica. Muitos romeiros fazem o percurso de joelhos.
No alto da torre, de altura equivalente a um edifício de 36 andares, há um mirante de onde se vê o vale do Paraíba.





Romeiros de todo país lotam a basílica nos fins de semana e dias de festa. A foto da esquerda é do site do Santuário.










Entardecer no belo rio Paraíba


Esta pequena imagem, de 40 cm de altura, encontrada por pescadores em 1717 no rio Paraíba, é objeto de devoção dos peregrinos na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, situada a 166 quilômetros de São Paulo e a 240 do Rio de Janeiro. Em 1978 foi atacada e estilhaçada. Seus quase 200 fragmentos foram reconstituídos no Museu de Arte de São Paulo, dirigido à época por Pietro Maria Bardi. Para evitar novos atentados, passou a ser protegida por uma grossa parede de vidro à prova de balas.

Nenhum comentário: