terça-feira, 15 de julho de 2008

UM TAL DE ZÉ PERRY


O marco em homenagem aos aviadores - entre eles Saint Éxupery - que utilizaram o primeiro aeroporto da Ilha de Santa Catarina, na praia do Campeche

PISTA DE POUSO DE SAINT ÉXUPERY, COM O MORRO DO CAMPECHE AO FUNDO



Neste campo da praia do Campeche Antoine de Saint-Exupéry, escritor e piloto do Correio Aéreo da França entre os anos 20 e 40, costumava pousar, nos vôos entre o Paris e Buenos Aires. O autor de "O Pequeno Principe" e "Vôo Noturno" era chamado de Zé Perry (ou Zeperri) pelos nativos, com quem confraternizava em seus descansos, segundo a tradição oral.


A área onde funcionava a pista de pouso, localizada junto à avenida Pequeno Príncipe, pertence ao Ministério da Aeronáutica.  Em 2016 foi tombada pela prefeitura municipal para a criação de um parque temático inspirado no aviador. 
É usada pelos moradores como campo de futebol em peladas de fim de semana.






2 comentários:

Taddeu Vargas disse...

Como é bom te ler meu amigo! Eu já sabia disso há muito tempo, mas o que aconteceu hoje foi muito interessante. Abri seu blog e deslizei pelas palavras até chegar ao fim da página, deliciado pela harmonia, leveza e estilo marcante dos textos deste contista talentoso e querido amigo. Só aí notei que não tinha percebido às imagens - fotos -, tamanha era a saudade de ler seus escritos.
É um prazer te ler, mas adoraria te ver...e a Lais. Quando vierem à POA me avisem. Abraço grande e saudoso.
Taddeu

Clovis Heberle disse...

As saudades são recíprocas, meu caro.
Temos passado pouco tempo em Porto, mas logo que der vamos nos reencontrar.
Abraços