quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

CUIDADO COM O 3G

Caros leitores,
não é apenas por vagabundagem do editor que este blog anda devagar, quase parando. É principalmente por um problema de tecnologia.
Aquariano, sempre ávido por novidades, aderi ao 3G da Claro logo que a empresa estendeu a cobertura até a cidade de Imbé, no litoral do Rio Grande do Sul, onde passo a maior parte do tempo. Uma beleza para alguém como eu, de vida semi-nômade. Esteja onde estiver, é só conectar o modem, de tamanho menor que uma carteira de cigarros, ao computador, e ter acesso à internet com banda larga de altíssima velocidade.
Só que ... o modem tem que funcionar. O meu pifou um mês depois de comprado, e subitamente me vi de volta às conexões de cabo, e, pior, de linha discada. Ainda em Florianópolis, onde me encontrava, procurei uma loja da Claro, na esperança de conseguir um modem novo. A mocinha só me deu o número de protocolo da reclamação.
De volta a Porto Alegre, levei a engenhoca ao vendedor. Nota na mão, pedi a reposição. Pacientemente, ele explicou que, depois de sete dias, a responsabilidade passa a ser da fabricante, uma tal de Huawei. Perguntei quanto custa um aparelho novo: 900 reais. Romper o contrato? Impossível. Assinei um compromisso de fidelidade por um ano. Uma ratoeira.
Liguei para a Huawei, em São Paulo, e ela me encaminhou para a assistência técnica em Porto Alegre, que enviou o aparelho para a fabricante, pois não tem condições de consertá-lo. É tecnologia novíssima, desconhecida para os aprendizes de feiticeiros locais. Prazo de entrega? Não tem. É preciso esperar.
Ah, os garotos da Claro me advertiram: não adianta tentar a Vivo, a Tim, a Brasil Telecom. Todas têm a mesma sistemática de venda-arapuca.





2 comentários:

Priscila disse...

A Anatel é resposavel em estar verifaicando os serviços de telecomunicações. Teoricamente eles aceitam reclamações...


http://www.anatel.gov.br/Portal/exibirPortalInternet.do

Clovis Heberle disse...

Tens razão, Priscila: fiz uma busca no Google e vi registros de vários casos semelhantes ao meu - parece mesmo que o G3 é uma roubada. Vou pedir, via Anatel, o cancelamento do contrato, sem multa.