domingo, 16 de agosto de 2009

ESSAS MENINAS DO TEMPO...

Praia do Imbé, meio dia de domingo, 16/8 Na sexta-feira ao meio dia a menina do tempo anunciou: o domingo vai ter temperaturas de verão no Rio Grande do Sul. "Vai dar até para tomar banho de mar", previu, com aquele ar inocente que só as meninas do tempo têm.
Não tive dúvidas: enfiei o calção de banho - com um moleton por cima, claro, porque o vento nordeste estava de arrepiar - e lá fui eu, neste belo domingo, até a praia, no Imbé.

Pelo jeito, só eu acreditei na menina do tempo. A praia estava deserta, com as exceções de sempre nos meses de outono, inverno e primavera: uma garota brincava com seu cachorro, um pescador tentava tirar o almoço do mar (sem sucesso, até aquela hora) e casais caminhavam pela areia. Dentro da água?Ninguém. Coloquei o pé na água e tirei rápido.
Voltei para casa feliz pela caminhada, pelo dia de sol, pela temperatura agradável, entre 19 e 20 graus. O domingo ainda me reservava um almoço ao ar livre junto à lagoa de Tramandaí e um entardecer magnífico.
Moral da história, meninas do tempo e repórteres de tevê: de junho a dezembro é muito raro alguém se arriscar nas águas geladas do Atlântico Sul. Só com a chegada da corrente marítima do Brasil, em meados de janeiro, a temperatura da água sobe a ponto de se tornar agradável para o banho. Enquanto isso, o litoral gaúcho tem a oferecer ar puro, dias ensolarados, tranquilidade. Estresse zero.
Banhos de mar, só no nordeste.



2 comentários:

Anônimo disse...

Fiquei pasmo Clóvis quando vi no Jornal do Almoço de sexta-feira a informação de que o fim de semana seria propício para banho de sol e banho de mar. No mesmo instante comentei com familiares que aquilo era uma loucura de desconhecimento. Como disseste, banho de mar nesta época do ano é inviável pela influência da Corrente das Malvinas. Mar só pra surfista e com "long". Mas a semana teve mais. Alguns dias antes, a mesma moça anunciou que a massa de ar polar prevista para chegar seria a última do inverno. À noite, na mesma emissora, a outra apresentadora do tempo dizia que uma nova massa de ar polar chegaria no dia 21 e que "o inverno não acabou". A correção disfarçada. Mas isso vai continuar acontecendo enquanto a tevê preferir rostos bonitos aos de técnicos. Vale a pena entrar nos sites dos canais locais de televisão dos Estados Unidos e ver a previsão deles. Que inveja !! Abração, Alexandre Aguiar (MetSul Meteorologia)

P.S.: Esta é a melhor época do ano na praia. Tranquila, sem filas na estrada, sem congestionamento no caixa do supermercado, sem exploração em restaurante, etc.

Clovis Heberle disse...

Prezado Alexandre,
fico feliz com o teu comentário. Você que é do ramo e, junto com o professor Hackbart, desenvolve um trabalho sério deve ter ataques ao ver tanta bobagem sendo dita na tevê de maior audiência do RS.
Nada contra os rostinhos bonitos, mas os textos deveriam ser submetidos a um meteorologista (de verdade) antes de irem ao ar. Até para evitar erros como "a temperatura aumentou" - um profissional explicaria que o calor aumenta, a umidade aumenta, mas a temperatura sobe ou desce, ela é alta ou baixa.
Bom, pelo menos neste inverno pararam de prever neve...

Abraços e obrigado

Clovis