quinta-feira, 13 de agosto de 2009

MORRO DE SÃO PAULO

Como qualquer cidade grande do país, Salvador tem problemas de segurança e de poluição, além dos incômodos vendedores de bugigangas da área central, especialmente o Mercado Modelo e a igreja do Bom Fim, para quem é um desaforo um turista - especialmente um gringo, mesmo que ele seja gaúcho, catarinense ou paranaense - não comprar ao menos uma fitinha. Mas a capital baiana tem seus encantos, e é ponto de partida para algumas praias excelentes para descansar e se esbaldar no sol e no mar. Frio? Nem pensar...
Ao Norte, há a Praia do Forte (64 km) e os resorts da chamada Costa dos Coqueiros, até a divisa com Sergipe. Ao Sul, a apenas 60 quilômetros, o Morro de São Paulo, na ilha de Tinharé. De segunda a sexta-feira, o Morro de São Paulo é uma tranquilidade só. Uma vila muito procurada por turistas estrangeiros e brasileiros extasiados pela beleza de suas praias. Nos fins de semana chega a galera de Salvador e tudo muda: festas, pousadas cheias, luaus.



Chegamos! Aí está o Morro de São Paulo.

Lá no alto, um farol construído em 1855 orienta os barcos que entram na baía de Todos os Santos


O pórtico (ao fundo) foi construído para receber o imperador Dom Pedro II, em 1859


Jegues e tratores são usados para o transporte de cargas pela ilha.


Primeira praia, a mais frequentada por ficar mais próxima da vila. Depois vem a segunda, a terceira, a quarta, a quinta. É só continuar caminhando.



Nenhum comentário: