domingo, 6 de dezembro de 2009

MST X ZH

Sempre encarei com naturalidade - e até entusiasmo - as tarefas "extras" que cumpri no jornal Zero Hora, onde fui editor até me aposentar, em 2005. Coisas como viajar num fim de semana de folga até Diamantina para fazer uma palestra durante encontro estadual de jornalistas mineiros, bater papos com estudantes sobre os desafios da profissão de jornalista, receber visitantes do interior e do exterior. Apesar de não fazerem parte do meu trabalho, fazia o máximo para cumprí-las da melhor forma, até porque graças ao jornal eu havia conhecido Dubai, Barcelona, Copenhagen, Miami, Vancouver e tantos outros lugares mundo afora.
Mas uma delas me fez pagar um mico inesquecível.

Fui escalado pelo diretor da redação para ser o moderador de um debate entre João Pedro Stédile, líder do MST, e o superintendente do Incra no Rio Grande do Sul sobre reforma agrária. Ainda estávamos no governo de Fernando Henrique Cardoso, e o MST representava a luta contra a estrutura fundiária que privilegiava os grandes proprietários.
O palco foi o salão de atos da Ufrgs, em Porto Alegre, lotado de estudantes, obviamente a favor de Stédile e do MST. Obviamente também contra Zero Hora e a "imprensa burguesa".
Na apresentação, Stélile foi ovacionado com entusiasmo. O representante do Incra recebeu alguns aplausos frios. Mas quando o locutor anunciou o meu nome e a empresa onde eu trabalhava, o auditório explodiu em vaias. E eu alí, sem um buraco onde me meter. Esperei as vaias acabarem e, constrangido, tratei de fazer o meu trabalho da melhor forma possível.
Coordenei o debate, e depois passei a receber os papéis com as perguntas do auditório, e a repassá-las aos debatedores, para que respondessem.

Um dos bilhetes, assinado por uma mulher, tinha um PS depois da pergunta, assim:
"O moderador é um gato".

Esqueci as vaias, relaxei.
Saí de lá feliz...






2 comentários:

Ari Teixeira disse...

Sabe como é, nós 50tões, autênticos representantes dos anos 60, temos esse charme beatle-stoniano que nos garante alguma admiração feminina. Um abração, parabéns pelo blog de excelente texto.
Abração do ex-colega de ZH, Arizinho Teixeira

Clovis Heberle disse...

No meu caso, gozando os últimos dois meses de 50tão e preparando a festa da minha passagem para a turma dos sexygenários...
Amigo, que legal que gostaste do blog. Dá uma espiada num outro, dos meus tempos de mochileiro:
http://clovis.heberle.blog.uol.com.br
Um forte abgraço
Clovis