segunda-feira, 4 de abril de 2011

LAS BODAS DE LA DUQUESA DE ALBA

Na Espanha, só se fala nisso: a duquesa vai se casar. O assunto é pauta obrigatória para tevês, jornais, blogs e revistas de variedades, e ela sempre tem algo para ser noticiado e comentado. A duquesa de Alba comparece a todos os eventos sociais importantes, como a recente visita do Príncipe Charles e Camila à Espanha, mas até um passeio com amigas é motivo de curiosidade de fotógrafos e cinegrafistas. O casamento de uma personalidade da nobreza européia não seria notícia se María del Rosario Cayetana Alfonsa Victoria Eugenia Francisca Fitz-James Stuart y de Silva não tivesse 85 anos recém completados, e não fosse dona de uma das maiores fortunas da Espanha formada por palácios, áreas agrícolas, propriedades imobiliárias, sociedades, ações em bolsas de Valores e uma extraordinaria coleção de arte. O valor disso tudo é calculado em 600 milhões de euros. Seus 34.000 hectares de terra equivalem a mais de 170 vezes o Principado de Mônaco... Comparada a Lady Gaga - as duas nasceram no mesmo dia, com 60 anos de diferença - pelo seu temperamento extrovertido e a maneira extravagante de se vestir, Cayetana herdou a personalidade forte de seus ancestrais, forjada em mais de seiscentos anos de serviços à realeza espanhola. O noivo de Cayetana de Alba é o funcionário público e dono de uma empresa de Relações Públicas Alfonso Díez Carabantes. Apesar não ser exatamente um pobretão, há quem diga que Alfonso, solteirão de 60 anos, está interessado na fortuna da noiva, viúva depois de dois casamentos felizes. "É inveja", rebate ela nas raras entrevistas. "Meu noivo só quer a mim." O namoro começou há dois anos, e imediatamente os seis filhos da duquesa, todos do primeiro casamento, se posicionaram contra. O próprio rei Juan Carlos teria tentado demovê-la da idéia de se casar. Mas ela teimou e não rompeu o namoro. 
As núpcias da duquesa, no dia 5 de outubro de 2011, foram um dos mais importantes acontecimentos sociais do ano na Europa, somente comparável às do príncipe britânico William. Afinal, quando casou pela primeira vez, em outubro de 1947 (foto acima), os jornais da época descreveram seu casamento como "o mais caro do mundo". Ofuscou o da então princesa Elizabeth, celebrado em novembro, bem mais modesto não só pelo temperamento dos britânicos mas pelos problemas que ainda persistiam no país devido aos estragos causados pela recém encerrada Segunda Guerra Mundial.

A Duquesa de Alba e seu jovem noivo, numa das raras aparições em público.


Hospitalizada no domingo, dia 16/11/2014, com pneumonia, a Duquesa morreu nesta quinta-feira, dia 20,  aos 88 anos, no Palácio de Dueñas, em Sevilha, a cidade andaluza onde vivia.


Um comentário:

Clovis Heberle disse...

O casamento da Duquesa de Alba com Alfonso Díez - agora Duque - ocorreu no dia 5 de outubro de 2011,no castelo de Las Dueñas, em Sevilha, uma de suas residências. Vinte e um dias depois, Cayetana teve que cancelar sua viagem de lua-de-mel à Tailândia e o lançamento da autobiografia "Eu, Cayetana" por ter sofrido uma fratura na pélvis, devido, segundo familaires, a uma queda.