domingo, 10 de abril de 2011

PEDAÇO DE CÉU





Os fins de semana de sol e calor em Porto Alegre, como em qualquer outra grande cidade que não tenha praia, têm poucas opções de lazer. Aos sábados, ir ao shopping, aos domingos ao brique da Redenção, o Parcão, o Parque Marinha. Nas cidades do interior, não há nem cinemas, teatros, shows.

É difícil entender por que 99 por cento das casas de praia do litoral gaúcho ficam fechadas. São no máximo duas horas de viagem, e a paisagem, o ar puro, o silêncio, compensam de sobra o esforço de pegar a estrada.

Em vez do "pedaço de céu" de um shopping superlotado, por que não uma caminhada pela praia?



8 comentários:

Jane disse...

Pois é, Clovis, estou há 6 anos no Imbé e só em pensar no trânsito, nos congestionamentos das ruas e avenidas e na falta de vagas para estacionar....credo, chega a me dar urticária! É muita gente nervosa e apressada por metro quadrado! Adoro a paz, o silêncio, o clima e a vida simples que temos aqui.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Clovis Heberle disse...

Até acho que para quem vive em Porto Alegre torna-se "normal" a agressividade cada vez maior dos motoristas, a falta de educação das pessoas, o mau humor generalizado. Mas eu estranho, muito.

Jane disse...

Exatamente. E é por isso que, quando o morador de uma grande metrópole fica estressado, costuma-se dizer: "Tá nervoso? Vai pescar!"
Não que seja preciso levar o conselho literalmente ao pé da letra, mas penso que momentos de paz e tranquilidade são fundamentais para uma vida saudável.

Ari Teixeira disse...

Semana passada recebi visita de um casal amigo do interior. É claro, estavam ávidos de shopping. É lá fui eu guia turístico. Sábado e domingo, junto a milhares de portoalegrenses que enfrentam a tortura das filas pra comer, pra olhar vitrine. O "pedaço de céu" que lhes resta é o que colocas aqui. Da pena! O Litoral realmente é lindo em qualquer época. Vale a pena. E faço aqui propaganda de meu cantinho, no Guaíba Country Club, onde moro. Lá o céu também respira livre de ácaros em pedaços generosos de tranquilidade.

Parabéns pelo blog, que to sempre de olho.

Anônimo disse...

Ari, você é um privilegiado. Sei de outros amigos jornalistas que também moram na região, como o Mauro "Boró" Toralles, e vêem trabalhar em Porto Alegre. Espero que a ligação fluvial entre Guaíba e a capital se torne realidade o quanto antes, para que outras pessoas possam viver na tranquilidade do interior e estar a meia hora do cais do porto.
Um forte abraço

Clovis Heberle disse...

O anônimo sou eu...