domingo, 6 de novembro de 2011

COMIDINHA CASEIRA


Um dia desses me mandaram uma piada sobre uma gordinha em regime para emagrecer que, para se distrair - e não pensar em comida -, ligou a tevê. Desastre.  Para desespero dela, só havia programas de gastronomia. A qualquer hora da manhã e da tarde, em quase todas as emissoras, brasileiras e estrangeiras, há gourmets ensinando como preparar os pratos mais exóticos.
A primeira pergunta que me faço: como é que há audiência para estes programas, se as pessoas não têm tempo de cozinhar e muitas vezes nem de comer? Outra: como colocar em prática as nuances, os macetes de preparação de receitas em geral complicadíssimas? Raramente os cozinheiros explicam o principal: qual é o "pulo do gato", aqueles pequenos detalhes que podem resultar no sucesso ou no fracasso de um jantar.
Depois de algumas tentativas frustradas de seguir as receitas dos mestres, me conformei em preparar apenas pratos básicos que, com alguma atenção, ficam saborosos e nutritivos. Alguns deles, que qualquer um pode fazer:
- Lentilha. Frite alho, depois cebola e linguicinha fina e por fim a lentilha e água. Fica pronta em meia hora, no máximo. Sirva com farofa e legumes cozidos.  (atenção: não exagere no sal e na linguiça, pois o tempero acaba se impondo sobre o seu sabor.
- Sopa de ervilhas e/ou abóbora - é só colocar na panela de pressão, com cebola e alho e uns pingos de azeite, deixar cozinhar e bater no liquidificador.
- Peixe no forno  - coloque sal e limão, deixe assar numa forma untada com azeite e, no final, coloque alcaparras aquecidas no azeite de oliva.  Acompanha espinafre - o congelado é ótimo porque não precisa desfolhar, apenas cozinhar com sal e picar. Fica gostoso com um pouco de leite e queijo ralado. Aproveite o forno quente para gratinar.
- Camarão ao molho de tomate com ervilhas frescas ou congeladas, acompanhado de purê de batatas.
-  Guizadinho com repolho. faça um molho com alho, cebola e  tomate, coloque guizado de primeira e depois repolho bem picado. Acrescente água fervida aos poucos e deixe cozinhar até o repolho amolecer. Para acompanhar, farofa e milho cozido (como na foto) ou arroz, ou aipim, ou purê de batatas.
Bom apetite!







2 comentários:

Libânia disse...

Olá!
Passei pelo seu blogue e gostei!
Acerca da comida caseira e da falta de tempo para a fazer vou deixar aqui a indicação de um blogue meu, que anda paradito por motivos alheios à minha vontade, onde tenho alguns posts sobre essa matéria. É certo que a comida brasileira e a portuguesa são diferentes, mas não há nada como trocar ideias...
http://culinariadalybanya.blogspot.com/

espero continuar a espreitar o seu blogue.

Clovis Heberle disse...

Libânia, também espiei o teu blogue e vi que tem receitas bem interessantes. Adoro a culinária portuguesa, mas mal consigo preparar um bacalhau básico. Quem sabe agora dá certo.
Obrigado pela visita! Abraços aqui do sul do Brasil!