domingo, 25 de dezembro de 2011

EL CHACAL DE LA CABAÑA






Antiga fortaleza situada na entrada do porto de Havana, La Cabaña ficou conhecida como um local de torturas e fuzilamentos de opositores da revolução cubana, muitos deles ordenados por Che Guevara.


Um dos líderes da revolução cubana que começou na Sierra Maestra e na virada de 1958 para 1959 derrubou Fulgêncio Batista e sua ditadura servil aos Estados Unidos, Ernesto "Che" Guevara preferiu não se acomodar a um cargo no governo comandado por Fidel Castro e em 1965 seguiu para novas rebeliões, no Congo e na Bolívia. Acabou morto a tiros pelo exército boliviano em 1967, fiel à causa dos fracos e dos oprimidos, em todo o mundo.  Um herói, com sua boina adornada de uma estrela vermelha. O rebelde dos sonhos de todo jovem, década após década, mesmo que o regime cubano já esteja nos seus estertores.
Mas esta condição de ídolo intocável não é unânime. 
O  músico e compositor José Cónde, filho de um exilado cubano, nasceu e cresceu em Miami, onde absorveu não só a riquíssima música da ilha caribenha como todos os ritmos do caldeirão latinoamericano que convivem naquela região, afora o soul, o rythm and blues, o jazz e todos os estilos contemporâneos. Já gravou três discos com a sua banda, Ola Fresca, e um dos seus maiores sucessos é El Chacal, uma melodia baseada no clássico de Carlos Puebla "Hasta Siempre Comandante", homenagem a Che Guevara cantado como um hino entre os seus amiradores.
Só que a letra de Cónde revela uma faceta pouco conhecida do comandante: a de um chacal, animal carnívoro da família dos canídeos que durante o dia se esconde em cavernas ou na vegetação espessa e à noite sai em busca de animais mortos, base de sua alimentação.  Guevara é o chacal de La Cabaña,  a fortaleza de Havana para onde eram levados os prisioneiros do novo regime, muitos deles torturados até a morte ou fuzilados. "Como é que alguém que defendia a violência como forma de mudanças sociais pode ser idolatrado?", questiona ele.
Ouçam:



A letra de El Chacal de la Cabaña:

"Obligaron a ponerte
En historica altura
promovieron tu bravura
al mundo entero con tu muerte

Aqui se quedo tu cara
en camisetas y postales
no dicen todas las verdades
del Chacal de la Cabaña

Tu mano apreto tan furte
que sobre la historia dispara
un imagen desde Santa Clara
donde el poder te sedujo

Aristidio te siguio
hasta el dia que se cansó
Cuando te dijo que se iba
con una 32  usted lo silenció

Aqui de moda sigue tu cara
y aunque limpies la camisa hasta la entraña
no lava la sangre en las manos
del Chacal de la Cabaña

De La Cabaña fuistes el gerente
condenastes a miles al matadero
Mas te gustaba jugar guerrero
dispidiendo tu mismo los inocentes
Ahora a'y de moda está tu cara
a las mujeres que dejaste viudas le extraña
como puede estar en todos lados
el Chacal de la Cabaña

Fuistes heroe pa unos, y otros criminal
muchos conocen tu cara y causa ideal
pero por el sendero de la violencia nunca se podrá llegar
Tu passion te consumió y te covertistes en chacal

Aqui de moda está tu cara
en camisetas y postales
Y la gente no sabe las verdades
del Chacal de la Cabaña

Ya la historia ha comprovado
Que nos e gana paz con balas
En cualquier tiempo o situación
Lo que hace falta es compassión."


Os músicos estiveram entre as maiores vítimas da Cuba pós-revolucionária. Muitos dos que não conseguiram ou não puderam fugir do país ficaram desempregados e tiveram que mudar de profissão, já que os cabarés, restaurantes e bares onde trabalhavam,  frequentados por turistas estrangeiros, tiveram que fechar. Estes artistas, apesar de sua excelente qualidade profissional, também sofreram discriminação.  Na ânsia de extirpar todas as marcas do regime de Batista, até instrumentos musicais, como o saxofone, e ritmos, como o son cubano, foram proibidos no período pós-revolucionário. 
Alguns sobreviventes daquela época, como Eliades Ochoa, Compay Segundo, Ruben Gonzales e Ibrahim Ferrer, acabaram redescobertos quase 40 anos depois num trabalho de campo coordenado pelo músico Ry Cooder, que gravou com eles o histórico disco Buena Vista Social Club e o documentário  dirigido por Wim Wenders. 


A música El Chacal faz parte da coletânea Café Cubano, da gravadora Putumayo, excelente amostra da novíssima música cubana.



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