domingo, 5 de maio de 2013

JÚLIO BENCHIMOL, DO PALATO




Almoçar ou jantar no restaurante Palato e encontrar o seu Júlio era sempre um prazer a mais. Este uruguaianense sorridente e de fala mansa chegou a Tramandaí no início da década de 1960 e instalou uma barbearia na então barlândia da avenida Emancipação. Vinte anos depois transformou a barbearia em restaurante. Deu certo. Com atenção permanente a todos os detalhes e o apoio dos garçons e das cozinheiras, Júlio Benchimol logo se destacou dos concorrentes estabelecidos na mesma quadra - Casa Branca, Bavária, Taberna do Willy.
Ele dizia que, mesmo sem ser do ramo, teve a sorte de encontrar profissionais competentes e dedicados. Não foi apenas sorte: os funcionários garantem que ele foi o melhor patrão que já tiveram.  
Há cinco anos, o Palato mudou de lado do rio Tramandaí. Passou a funcionar no Imbé, em prédio próprio, logo após a ponte, num ambiente moderno, agradável, com uma bonita vista para a lagoa. Quem se encarregou de tudo foi Valdir Cavalheiro, antigo garçom promovido a gerente. Nos últimos anos, por causa da doença de Alzheimer, o seu Júlio achou melhor delegar a ele a administração da empresa.
Com o tempo, Valdir começou a cuidar também do patrão. Como o seu estado de saúde se agravava, internou-o numa geriatria, onde o visitava a cada poucos dias, e depois na casa de uma família, para ter mais conforto. De vez em quando levava-o  para desfrutar algumas horas no Palato, entre os clientes, como tanto gostava. Mas ele já estava bem debilitado.
Júlio Benchimol faleceu no dia 27 de abril de 2013, um sábado, aos 81 anos. A herdeira pretende vender o prédio, mas quer continuar com o restaurante, mantendo a equipe liderada pelo gerente Valdir. Tomara que dê certo. O Imbé e Tramandaí não podem perder o seu melhor restaurante.
E a memória do seu Júlio merece.






O forte do Palato são os peixes e frutos do mar. Mas tudo que está no cardápio é de primeira. 



Este astral garante o sabor da comida...


 Seu Júlio, no centro, com Valdir, ao lado direito.
A foto, de arquivo, é de uma comemoração de bodas de casamento de um casal de clientes que fez questão de posar junto com o pessoal do restaurante. 


  

Nenhum comentário: