terça-feira, 21 de maio de 2013

UMA PRAGA CHAMADA CASUARINA



"Vamos pintar o Litoral de verde!"
 Como um grito de guerra, disseminado aos quatro ventos pelas tevês,  rádios e jornais gaúchos, milhares de mudas de casuarina equisetifolia  foram distribuídas nos supermercados de Porto Alegre, da Região Metropolitana e no Horto Florestal de Tramandaí, no início da década de 1970. A Secretaria da Agricultura garantia que a árvore, espécie nativa  da Austrália, era a única que conseguia sobreviver ao clima inóspito do litoral gaúcho. E os donos de casas de veraneio, as crianças, as donas de casa, os prefeitos municipais, todos acreditaram. Cobriram o Litoral de verde. 
Só que a casuarina, apesar do nome sonoro, bonito, delicado, revelou-se uma praga. Onipresente, enfeia ruas, avenidas, calçadas, quintais, terrenos baldios. Suas sementes, espalhadas pelo vento, germinam por todo lado. Estão tomando conta das margens da Estrada do Mar, subiram para os Campos de Cima da Serra, se espraiaram até o Banhado do Taim, lá no sul. Egoista como só ela, é uma árvore que não dá flores nem frutas. No chão onde ela cresce - e como cresce rápido - nada mais brota.  Uma praga, invasora e agressiva.
Nos últimos anos, proprietários de casas, incomodados com a sua sombra sufocante, começaram a cortá-las e, com surpresa, descobriram que há várias espécies nativas que as substituem, para a alegria dos pássaros e das borboletas.
Há alguns anos a prefeitura de Tramandaí teve a coragem de cortar as casuarinas da avenida da Igreja, uma das principais da cidade. Alguns moradores metidos a ambientalistas protestaram, em nome da preservação da natureza. Hoje a avenida, que era feia e triste, exibe flores e árvores nativas de pequeno porte. 
No Imbé, cidade ao lado, a prefeitura  mandou cortar as árvores da avenida Osório e de várias outras. 
Em Florianópolis, a Câmara Municipal aprovou, em outubro de 2012, uma lei que determina a erradicação das casuarinas e dos eucaliptos do município e a sua substituição por espécies nativas (leia o texto no linck http://www.institutohorus.org.br/download/marcos_legais/Lei_PMF_9097.pdf
 Desde então é probido o plantio e a venda de mudas e sementes dessas árvores. Quem sabe os prefeitos gaúchos seguem o exemplo da capital catarinense? A natureza  e a beleza agradecem.



Imagine esta bela paisagem da beira do rio ajardinada, com arbustos floridos, bancos e equipamentos para o lazer de adultos e crianças


Avenida Osório, em Imbé, com as árvores cortadas


Avenida da Igreja, em Tramandaí, três anos depois do corte das casuarinas






23 comentários:

Unknown disse...

Vocês estão loucos, a casuarina é uma da árvores mais belas que existe!

Anônimo disse...

bela sim... porém uma praga que não deixa mais nada crescer ao seu redor, não da flores, nem frutos, para quem entente de questões ambientai, sabe que hoje seria necessário reflorestar esta parte da cidade com plantas nativas. Pois elas sim, diminuem a temperatura e poluição!

Margarida disse...

Uma praga! Nasceram três pés em um terreno que possuo, cresceram rapidamente, e nada cresce ali. Amo árvore frutífera e costumo plantar onde posso, só não consigo neste terreno. Terrível!!!
Daysi

Clovis Heberle disse...

Daysi,
este post foi escrito há dois anos. De lá para cá a situação piorou muito. As árvores brotam descontroladamente por todo lado. Seria a hora de uma ação conjunta pelos órgãos responsáveis pelo Meio Ambiente para a erradicação, mas pelo jeito também nesse assunto há omissão.
Obrigado por visitar o meu blog!

Vera Lúcia Caetano Gonçalves disse...

Adorei a iniciativa de divulgar alguns dos aspectos tão prejudiciais das casuarinas. A dica do instituto Horus também é fantástica, os acompanho há anos. Muito tri.
Vera Lúcia Caetano, profe do curso de ciências biológicas da FACOS

Dyva Print disse...

Eu entendo que a casuarina pode até ter deixado as ruas, avenidas , casas. ... Sem sombra, mas ela é para ser plantada no litoral pois quando o vento é muito forte a casuarina segura esses ventos e protege casas, apartamentos e pessoas .... Eu uso as folhas e sementes da casuarina para imprimir tecidos é uma técnica onde o substrato e as formas das folhas de árvores, plantas sendo frutífera ou não, deixam seu substrato no tecido e como tudo aqui no Brasil nós brasileiros não damos valei em nada e jogamos fora o que os países do hemisfério norte cultivam. .... Antes de ter plantado a casuarina deveriam primeiro ter pesquisado sobre ela. ....

Clovis Heberle disse...

Prezada amiga, é claro que todos os vegetais, todas as plantas, tudo que existe na natureza tem a sua utilidade, a sua razão de ser. Mas as casuarinas podem, com muitas vantagens (inclusive para os pássaros e outros seres vivos) ser substituídas por espécies nativas, mais adaptadas ao clima do Litoral. Como escreveste: antes de plantar casuarinas deveriam ter pesquisado sobre elas. Um abraço

Unknown disse...

Como faço para conseguir mudas de casuarina?

Beto disse...

Olá pessoal e bom dia!

Tenho uma casa na praia Rosa do Mar em Passo de Torres. Naquela época só falavam em Casuarina e Pinus. Pois plantei várias tipos de árvores. Diziam, os moradores de lá, que nada além daquelas duas espécies era possível. Pois hoje tenho: amoreira, ipê amarelo, ipê roxo, jacarandá, uvaia, ingá, bambu, araçá amarelo, araçá roxo, guapuruvu, cinamomo, goiaba, pitanga, manga, ingá, palmeira, coqueiro jerivá, maricá, nespereira, bananeira, limão, brinco de princesa. Tenho também uma plantação de abacaxi e morangos. Tenho plantação de chás e temperos variados. Cada um planta o que deseja.

Clovis Heberle disse...

Muito bom. Aqui no Imbé, aos poucos, surgem plantas frutíferas e flores. Basta plantar. Parabéns!

Sol disse...

Que pena que sejamos tão absurdamente ignorantes e egoístas... "ela não DÁ FLORES E FRUTOS".... Mas ela dá SOMBRA, FRESCOR, OXIGÊNIO,lenha da melhor qualidade, tintura, suporte para a vida de uma infinidade de animais (dos quais nós e a natureza precisamos!), ela restaura solos degradados, ela fixa nestes solos o nitrogênio do ar, elemento necessário para o estabelecimento de outras plantas (a casuarina é uma planta "pé-de-boi"! é uma planta "pioneira" que suporta muita coisa que outras plantas não suportariam...Abrindo caminho para estas outras, após restaurar os solos!). Recomendo que vejam no youtube o pequeno vídeo "Casuarina. Mitos & Fatos".

Sol disse...

Vale dar uma olhada. https://www.youtube.com/watch?v=w0jx62Hi7mg&t=19s

Valéria Xavier disse...

Perfeito!!
👏🌻🙏

claudinha disse...

Acho as.casuarinas lindas , enfeitam e ajudam a combater a maresia e o cento. Além de trazerem ar saudável para todos nós. As árvores são necessárias para a natureza também. É só podar um pouco, quando os galhos ficarem grandes demais.

claudinha disse...

Digo, maresia e vento...

samilly guimarães disse...

Quanta ignorância nesse texto! Independente de qual for a arvore todas nos trazem benefícios

CT disse...

Kkkkkkkk

CT disse...

Kkkkkkk

Unknown disse...

Esses imundos plantam é árvores feias na cidade, não entendem de paisagismo, lixos imundos, burros ignorantes.

Unknown disse...

Verdade

Paulogues disse...

Quero mudas de Casuarinas para plantar no meu sítio, onde consigo? Acho uma bobagem esse papo de substituir por nativas. Várias plantas e árvores vivem aqui a centenas de anos, são plantas adaptadas ao Brasil. Agora vivemos uma inquisição das exóticas, em São Paulo cortaram Palmeiras Australianas com quase 50 anos do Parque Trianon. Até as Tartarugas Tigre D'agua Americanas foram expulsas do lago na Praça da República. Claro que a partir de agora é interessante dar prioridade as Nativas, mas as exóticas que já foram plantadas a anos, que tenham o direito de continuar até o dia de sua morte. Deixem as Casuarinas em paz!

Anônimo disse...

Que burrice sua. Se deixar “até o dia de sua morte”, espalham sementes e perpetuam a praga. Saudade de quando quem
Não entendia do assunto,
Não opinava.

Sol disse...

Sr. "Anônimo", que pena que um entendedor do assunto como o senhor, mantenha-se no "anonimato"! Poderia com certeza oferecer -"aos burros"(!) - seus conhecimentos sobre Botânica, Silvicultura, e Ecologia entre outros assuntos! Inclusive- neste contexto - nos explicar porque considera "pragas" às Casuarinas (e eventualmente alguns outros seres vivos!)... Em minha "burrice" concordo PLENAMENTE com o Sr. Paulogues no que tange à supressão (esta sim, estúpida) de árvores que estão vivendo no Brasil a CENTENAS DE ANOS, já sendo portanto, "naturalizadas", e que com certeza não representaram (nem representam) "ameaças aos ecossistemas,habitats ou espécies", conforme o disposto na Convenção de Diversidade Biológica, de 1992, da qual o Brasil é signatário! Recomendo que V.Sª veja este pequeno vídeo para enriquecer o seu vasto cabedal de conhecimento: https://www.youtube.com/watch?v=w0jx62Hi7mg&t=521s