quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

A MEDALHA PROTETORA DE SÃO BENTO





A medalha de São Bento se tornou, especialmente entre as mulheres,  um símbolo de proteção contra enfermidades do corpo e do espírito e uma barreira ao poder do mal. O santo, que viveu de 480 a 547, passou a ser considerado um protetor quando,  no século 17, foram encontradas cruzes com inscrições no mosteiro beneditino de Metten, na Baviera. O significado das letras, iniciais de exortações, advertências e pedidos de auxílio divino criadas por São Bento e difundidas nos mosteiros fundados por ele, só foi completamente compreendido no início do século 20. Desde 1742, quando o papa Clemente 14 autorizou o seu uso, as medalhas se popularizaram. São usadas junto ao peito, em braceletes e em chaveiros. 


Benedetto da Norcia, o Bento de Nórcia ou Núrsia (cidade italiana onde nasceu) foi mandado ainda jovem para estudar leis em Roma. Mas abandonou a cidade pouco tempo depois para viver recluso numa gruta durante três anos. Fundador da Ordem dos Beneditinos, uma das maiores do mundo, criou as Regras, normas éticas, morais e de comportamento utilizadas na vida monástica até hoje por várias ordens católicas. 
Rígido e severo, não admitia que os religiosos caíssem nas tentações da luxúria, da intriga, da inveja e da busca de bens materiais, tão comuns na Igreja de sua época.  Foi, por isso, alvo de acusações e até tentativas de envenenamento por parte de outros frades. Conforme relatos da época, numa delas, uma taça com vinho envenenado se partiu quando ele a abençoou antes de beber.
São Bento era irmão-gêmeo de Santa Escolástica. 
Em 1964 foi declarado protetor da Europa pelo papa Paulo VI.
 Seu dia: 11 de julho
 Seu lema: "Orar e trabalhar. Contemplar e agir". 
 Seu símbolo: a cruz e o arado.




medalha















O significado das inscrições

Em Latim

"Crux Sacra Sihi mihi lux;
non draco sihi mihi dux;
vade retro satana!;
nunquan suad mihi vana;
sunt mala quae libas;
ipse venena bibas"





"A CRUZ SAGRADA SEJA MINHA LUZ".
"NÃO SEJA O DRAGÃO MEU GUIA".
"RETIRA-TE, SATANÁS.”
“NUNCA ME ACONSELHES COISAS VÃS!"
"É MAU O QUE ME OFERECES.”
“BEBE TU MESMO O TEU VENENO!". 








Nenhum comentário: