segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

QUINTÃO DOS INFERNOS


Cada praia do litoral gaúcho tem a sua personalidade.
 As maiores - Torres, Capão da Canoa, Tramandaí - contam com serviços básicos como esgoto tratado e ruas pavimentadas, hospitais, lojas, cafés, vida noturna.  
As médias - Arroio do Sal, Cidreira, Xangri-lá, Cassino - se orgulham de sua estrutura urbana e os bons serviços públicos proporcionados pelas prefeituras. As pequenas, como Atlântida Sul, Oasis e Mariluz,  também exibem seus encantos: são limpas, acolhedoras,  tranquilas, onde todos se conhecem.
Cada uma oferece aos veranistas aquilo que eles procuram - agito, sossego, ar puro, pescarias, convivência com familiares e amigos. 
A praia do Quintão é o patinho feio.  Órfã rejeitada pela prefeitura de Palmares do Sul, a que pertence, enfrenta toda a espécie de dificuldades, doze meses por ano. Nem mesmo em janeiro e fevereiro a administração municipal comparece para tapar buracos e capinar as sarjetas.  Para chegar até a beira da praia é preciso desviar de poças de esgoto.
Atirados à própria sorte,  sem ter um posto de saúde ou uma agência bancária, moradores sonham em emancipação ou pelo menos passar a pertencer ao município de Balneário Pinhal, ao norte, como a vizinha Magistério. Talvez aí o IPTU que pagam passe a reverter em seu  benefício.
E aquela simpática praia deixe de ser o Quintão dos Infernos. 




Esta é a principal avenida da praia do Quintão. A cada esquina os carros têm que parar e passar as crateras com muito cuidado, a no máximo dez quilômetros por hora. Entra verão, sai verão, e nada muda. 






Mesmo sem chuva, as ruas calçadas - não são muitas - têm este aspecto.
Pior que a maioria das vilas miseráveis das periferias das cidades. 




Um comentário:

Anônimo disse...

Em fevereiro de 2014 no show do Papas da Lingua em Quintão, fomos obrigados ainda a ter que ouvir com muitas vaias, é bem verdade, o nosso prefeito falar mentiras de que no verão de 2015 tudo iria estar diferente, com ruas limpas e a principal Esparat seria romodelada, o que alíás deveria ser o mínimo a ser feito, já que este ano nos esfaquearam no IPTU, que veio com os imóveis super valorizados, bem ao contrário do que deveria ser, já que a praia do Quintão está cada vez mais atirada as traças! Mas não foi o que vi, em visita recente realizada em 22/11/2014, muito pelo contrário, pois encontrei a av. principal com mais buracos ainda e um descaso de dar muita raiva do Prefeito mentirosos e que ainda teve a petulancia de se meter no palco de um show musical para mentir e nos fazer de mais palhaços ainda!