segunda-feira, 9 de março de 2015

BATACLAN E EU


Cândido José dos Santos, o Bataclan, era vegetariano e para exaltar as virtudes de uma alimentação saudável, sem bebidas alcoólicas, cigarros e drogas, corria pelas ruas do centro de Porto Alegre, quase todas as manhãs, de calção e camiseta, mesmo em dias frios. Isso desde a década de 1940, quando chegou à cidade.
À tarde voltava às ruas para trabalhar: vestido a rigor - terno, gravata, chapéu - fazia propaganda de produtos, de bares e o que mais aparecesse. Morreu em setembro de 1990. Tinha mais ou menos 90 anos.
Fotografar as maratonas de Bataclan sempre rendia boas imagens para os fotógrafos dos jornais da Caldas Júnior - Correio do Povo, Folha da Manhã, Folha da Tarde. 
Na cena acima,  fotografada em 1980, acabei, sem querer,  fazendo companhia ao "Atlas de Ébano", como era conhecido, na rua da Praia,  perto da redação da Folha da Tarde, onde trabalhava. 





3 comentários:

Unknown disse...

Puxa! Eu lembro daquele curioso Bataclan que ousava fazer o que ainda ninguém fazia, e que momento oportuno da foto!

Unknown disse...

Puxa, eu lembro daquele Bataclan que ousava fazer o que ainda ninguém fazia, e que momento oportuno tiveste com a foto!

Clovis Heberle disse...

Tens razão, Nelson: até pouco tempo atrás ser vegetariano era uma excentricidade. Quanto à foto, foi mero acaso. O fotógrafo me viu nela quando fazia a escolha da melhor para publicar. Um abraço